Grande parte do tráfego direcionado ao e-commerce, atualmente, é gerado por meio da publicidade paga. Essa publicidade é realizada por ferramentas de portais que dispõe de um grande volume de vistas, como o Google.
O Google é responsável por grande parte das buscas realizadas na web e, por meio do Google As, gerencia campanhas em seu próprio buscador ou em sites parceiros. Dessa forma, é essencial entender como essa ferramenta funciona, sua estrutura e os tipos de anúncios que você pode realizar.
Cada rede de publicidade tem tipos diferentes de campanhas para atender às suas metas. A do Google Ads é formada pela:
- Rede de Pesquisa
- Rede de Display
- Rede de Pesquisa com exibição em Display
- Google Shopping
- Vídeo
Falando um pouco da minha experiência profissional, a “Rede de Pesquisa” é a primeira que os clientes mostram interesse em anunciar e perguntam: “como faço para aparecer minha empresa quando as pessoas pesquisam tal produto”.
O que são campanhas da Rede de Pesquisa?
A rede de pesquisa do Google pode ser definida como aplicativos e sites que são mostrados na página de resultados quando o usuário faz uma busca.
Quando se escolhe criar uma campanha utilizando a rede de pesquisa do Google, o seu anúncio aparecerá no topo ou no final da página de resultados de pesquisa, no momento em que a palavra-chave relacionada for procurada.
A rede de pesquisa do Google é formada por sites pertencentes ao próprio Google e sites parceiros.
Quais as características da Rede de Pesquisa?
Uma das principais características da rede de pesquisa é que ela atinge os clientes que estão com interesse imediato no seu produto / serviço.
Ela funciona de uma forma simples e direta: faz a correspondência entre as palavras que você definiu em sua campanha com as palavras chave que o usuário pesquisa no Google. Toda vez que o usuário clicar no seu anúncio, você pagará para o Google.
Existe ainda a possibilidade de escolher o lugar em que seu anúncio irá aparecer, o horário e para que tipo de público (idade, sexo, cidade, etc). Lembrando que o quanto custa cada clique vai depender de quão concorrida é a sua palavra chave e em que posição na rede de pesquisa você deseja aparecer.
Para realizar a segmentação do seu público, o Google disponibiliza a opção Padrão e a opção Todos os Recursos.
Dentro da opção Padrão, temos:
- Segmentação básica por local
- Configurações básicas de lançamento e orçamento
- Extensões de anúncios comuns (incluir telefone, url, outros links importantes, redes sociais)
- Idioma que deseja atingir
Na opção Todos os Recursos, temos:
- Opções de locais avançadas (como por bairros, ruas ou raio da sua localização, ideal para negócios locais)
- Determinar início e fim da campanha
- Determinar dias e horários em que a campanha aparecerá. Interessantíssimo para filtrar os melhores horários em que seu cliente pesquisa o produto e também para evitar que ele ligue para a sua empresa no horário em que ela está fechada.
- Configurações sociais e experimentais (sendo testadas pelo próprio Google)
- Extensões para aplicativos móveis (como o número do seu telefone, para que a pessoa entre em contato com um simples clique).
- Correspondência de palavras chave avançadas
- Exclusões de ip
- URL de monitoramento dinâmico
- Lista de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa
Uma das grandes vantagens de anunciar utilizando a Rede de Pesquisa é poder utilizar extensões. Assim, há a possibilidade de adicionar informações extras que complementarão a quantidade de dados que são anunciados sobre sua empresa, chamando mais atenção e se destacando entre as publicidades.
Quer um exemplo? Com a utilização de extensões, você pode compartilhar a sua localização, avaliações online e anunciar o preços de seus produtos. Tudo isso em um único anúncio!