Cada dia mais e mais pessoas estão comprando pela Internet, seja pela facilidade (usando até mesmo o celular para comprar), pela economia de tempo (ao evitar o deslocamento de casa até a loja, filas, estacionamento, etc) e porque em geral comprar pela internet é mais barato!
O objetivo deste post é apontar de modo simples algumas vantagens e alguns alertas para quem quer criar a sua própria loja virtual, independente de possuir ou não uma loja física.
Principais vantagens
-
- Muito mais barato do que ter uma loja física, tanto em relação à criação quanto à manutenção da loja.
- É possível atingir um público muito maior, espalhado no Brasil e até no exterior.
- Sua loja estará aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana para o consumidor.
- O comércio eletrônico já cresceu muito e estará a cada dia mais presente na vida das pessoas.
- Depois de desenvolvida a loja, você mesmo poderá cadastrar / alterar / excluir produtos, criar promoções e gerenciar toda a loja virtual.
- Sua empresa pode utilizar das mídias sociais para se relacionar com o cliente (Facebook, WhatsApp, Instagram, etc) e torná-lo cada dia mais fiel.
- A loja virtual melhora a credibilidade do seu negócio, especialmente se você utilizar domínio próprio (sualoja.com.br), deixar claro suas políticas de privacidade e de trocas e mantenha atualizados os seus contatos (endereço, e-mail, telefone).
- Através de intermediadores de pagamento como Pagseguro, Wirecard, PayU ou MercadoPago é possível oferecer muitos meios de pagamento para o seu consumidor (boleto, cartão de crédito, débito em conta, etc).
- Marketing direcionado para o seu público alvo, por mais específico que ele seja.
Alguns alertas
- Para vender, você precisa atrair visitantes ao seu site. Para isso lance mão das redes sociais, anúncios em buscadores (Google, Bing, etc) e até anúncios convencionais (panfletos, outdoors, rádio, etc).
- Você mesmo pode criar uma loja virtual, utilizando alguns sistemas grátis, mas lembre-se: sua loja tem que transparecer confiabilidade. Se informática não é a sua praia, pode ser uma boa ideia contratar um desenvolvedor de sites para deixar seu e-commerce bonito, fácil de navegar e com aparência profissional.
- Os intermediadores de pagamento (PagSeguro, Wirecard, PayU, MercadoPago, etc) oferecem uma vantagem adicional: o dinheiro do comprador fica com eles, até que você entregue a mercadoria. Passa mais credibilidade do que um número de conta poupança em seu nome (e não no nome da empresa).
- Seja rápido para responder as dúvidas do seu potencial cliente, antes que ele procure outra loja.
- Use fotos nítidas, informações claras e até mesmo vídeo sobre o produto comercializado.
Montar uma loja virtual é mais simples do que uma loja física, mas isso não significa que você não deva analisar os seus concorrentes, seus meios de divulgação, seus produtos, suas promoções, seu site, sua marca, etc…. por tudo isso é importante não pular a etapa do planejamento.
Se você já está pronto para entrar com o pé direito nas vendas pela Internet, conheça nosso sistema de loja virtual clicando aqui.